A iniciar os conteúdos de vulcanismo no sétimo ano de escolaridade e um vulcão entra em erupção. Melhor não era possível. E uma erupção especial!
Depois de ter referido Surtsey no oitavo ano e Sucessões Ecológicas, no décimo ano quando referi a actividade vulcânica dos Capelinhos agora uma erupção muito semelhante.
Vulcão submarino em erupção no pequeno arquipélago de Tonga, no Pacífico Sul.
A erupção aconteceu na terça-feira, 17 de Março 2009, a 10 quilómetros a sudoeste da ilha principal de Tongatapu, de onde eram visíveis as colunas de cinza e vapor. As primeiras imagens podem ver visualizadas neste link. Antes da erupção, um forte tsunami sacudiu na sexta-feira passada o mar entre os atóis de Hunga Tonga e Hunga Há´apai. A região conhecida como bacia norte de Lau, situada entre Fiji, Samoa e Tonga, tem dezenas de vulcões submarinos activos.
É possível observar características típicas da actividade surtsiana tais como, os jactos negros em forma de flechas semelhantes a ciprestes (forma cipressóide, ver foto em baixo) que se projectam rapidamente no ar, grandes rolos de nuvens brancas envolvendo os jactos de cinza são essencialmente constituídos por vapor, formados devido à grande quantidade de água que aquece em torno da chaminé por acção do calor libertado pelo magma do vulcão.

Deixe uma Resposta