Mais um interesse didáctico na saída de campo a Lavadores. Um fenómeno curioso ali bem perto da “Casa Branca”. Um “granito broa”. Confesso que vindo de terras mouriscas, não conhecia este fenómeno tão nortenho – Granito Broa. Mais habituado ao trigo e ao centeio, reconheço que este fenómeno têm sido motivo de interesse desde que visitei Albergaria da Serra. Em Lavadores – Gaia encontro também o granito broa.
O bloco granítico apresenta uma alteração em fissuração poligonal. De acordo com Rochette Cordeiro (1994a; 1994b; 2004), estas formas enquadram-se nas microformas geneticamente relacionadas com uma fase posterior à exposição das superfícies e com relação evidente com a estrutura. São formas constituídas por uma rede poligonal de fissuras de baixa profundidade. A sua génese estará relacionada com um conjunto de processos bastante complexos, directamente relacionados com desequilíbrios nas plaquetas exteriores da rocha.
A explicação pode ser muito científica, mas decididamente os geólogos têm um gosto enorme pela culinária e mesmo pela vinicultura (recordo-me dos “Xistos borras de vinho”, uma formação existente no Alentejo).
Deixe uma Resposta