Milonitos e zonas de cisalhamento

A deformação por cisalhamento tende a localizar-se em zonas ou bandas. Este tipo de deformação localiza-se em zonas de fraturas de cisalhamento e nas falhas que se formam em regime rúptil (frágil). Localizam-se também em regime plástico.

Estas zonas de cisalhamento são estruturas importantes e, em geral, contêm estruturas internas que refletem o tipo e a história de deformação, sendo importantes na compreensão do desenvolvimento tectónico de uma determinada região, Foto 1.

Cisalhamento

Foto 1 – Fácies metamórficas onde ocorrem as rochas miloníticas.

O que é um cisalhamento?

Uma zona de cisalhamento é uma zona tabular onde a deformação é maior que a deformação das rochas em seu redor. De acordo com o tipo de deformação as zonas de cisalhamento podem ser classificadas em zonas de cisalhamento puro, zonas de cisalhamento subsimples e zonas de cisalhamento simples.

Uma zona de cisalhamento é limitado por duas margens ou paredes da zona de cisalhamento, que separam a zona de cisalhamento de dois blocos adjacentes.

A deformação é máxima  na zona central de cisalhamento, Foto 2.

Cisalhamento 234

Foto 2 –  Zona de cisalhamento dúctil entre dois encaixantes rígidos. Um agregado equigranular de mineras claro e escuros é convertido num agregado de granulação fina deformada.  Os mecanismos de deformação dependem da temperatura, da pressão, reações metamórficas, cimentação, taxa de deformação e quantidade de fluidos disponíveis, além da distribuição dos minerais e das suas propriedades ao longo da zona de cisalhamento. Estes fatores podem variar ao longo do tempo devido a mudanças das condições físicas.

Nas áreas centrais das zonas de cisalhamento plástico a deformação é alta a ponto de achatar e traspor totalmente as texturas e estruturas preexistentes. As rochas tornam-se fortemente bandadas e são denominadas de Milonitos.

Milonitos

O termo milonito criado em trabalhos pioneiros na zona de cavalgamento de Moine, na Escócia. Durante o século XX foi utilizado com dois significados diferentes.  A palavra é originária do latim e refere-se à moagem ou fragmentação em pequenos pedaços. Os milonitos são formados principalmente por mecanismos de deformação plástica.

O termo milonito é aplicado atualmente a rochas fortemente deformadas, que passaram por redução da sua granulação em consequência de deformação plástica, ao passo que o termo Cataclasito  é usado quando o fluxo cataclástico é dominante. A catáclase pode ocorrer durante a milonitização, se o feldspato for fragmentado em matriz onde o quartzo foi plasticamente deformado, Foto 3.

Cataclastito

Foto 3 – Distribuição de diferentes tipos de “rochas de falhas” com a profundidade na crosta o longo de uma zona de cisalhamento transcorrente principal.

Os milonitos, Foto 4,  são divididos em três subgrupos, dependendo de quanto a matriz original permanecer intacta (não recristalizada):

  • Protomilonito: < 50 da matriz (cristais neoformados)
  • Milonito:  50 – 90% da matriz
  • Ultramilonito: > 90% da matriz (cristais neoformados)

A transição do protomilonito, passando por milonito até ultramilonito é reconhecível em muitas zonas de cisalhamento, mas a sua identificação é mais difícil em rochas que foram expostas a processos orogénicos anteriores.

As características dos milonitos variam em função da pressão, temperatura, composição mineralógica, presença de fluidos e taxa de deformação.

Mylonites (Nantes - Bretagne)

Milonito

Foto 4 – Milonitos (Maciço Armoricano – Bretanha,  França)

 

Fontes consultadas: 

https://books.google.pt/books?id=We3h48ds5QEC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=true

https://folk.uib.no/nglhe/

 

 

2 thoughts on “Milonitos e zonas de cisalhamento

Add yours

  1. Muito bom. estou bem desatualizado sobre a nomeclatura, pois estou fora da área a muito tempo. Aos poucos voltando para área e pesquisando sobre geologia.

  2. Muito bem, efetivamente começoa ficar desatualizado com o vocabulário geológico mais recente e a evolução dos significados dos termos que conhecia, milonito cai num desses casos, apenas os via como cataclasistos e e por isso algumas incoerências que detetatva na Geologia de Portugal que ando a ler.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: