Cascata São-Joanina

Quem vem e atravessa o rio
Junto à serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende até ao mar

Quem te vê ao vir da ponte
és cascata são-joanina
erigida sobre um monte
no meio da neblina.

Carlos Tê – Porto Sentido

Na área do Porto existe um levantamento geral de cerca de 100m desde o Pliocénico (entre os 2 e o 5 milhões de anos). Este levantamento é uma das principais causas para a antecedência do rio Douro, na área das cidades do Porto e Gaia, Foto 1.

Rio Douro (Porto)

Foto 1 – Ponte D. Luís junto à Ribeira e em segundo plano a Ponte da Arrábia mais a oeste.  Na ponte da Arrábida, a 2,9km da foz do Douro, o encaixe do rio atinge mais de 70m.  Entre esta ponte e a ponte de D. Luís o entalhe do rio traduz muito bem essa antecedência. As vertentes, talhadas no granito do Porto, atingem 40% de declive com bastante frequência. Esta é a principal razão para a surpreendente paisagem urbana do Porto.

Antecedência

A antecedência corresponde a um processo de inadaptação de linhas de água a relevos tectónicos que se desenvolveram posteriormente à instalação da drenagem. Diz-se que uma linha de água é antecedente relativamente a um relevo que atravessa quando a formação desse relevo por levantamento tectónico (dobramento ou movimentos de falhas) ocorre posteriormente à linha de água ter estabelecido o seu percurso.

A velocidade de levantamento tem de ser suficientemente lenta para que o rio possa compensar o levantamento tectónico por erosão vertical (encaixando-se), mantendo o seu trajeto. No geral a processo de levantamento é testemunhado pela presença de terraços tectónicos escalonados nas vertentes do vale fluvial, no setor em que este atravessa a área em levantamento.

Esta parece ser a explicação para a existência de vertentes abruptas neste trajeto final do Rio Douro. O curso do Rio Douro estava já estabelecido antes do relevo tectónico ter sido desenvolvido por movimentação ao longo de falhas herdadas da Orogenia Varisca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: