A Terra como sistema

A Terra como qualquer porção do espaço constituída por várias partes organizadas (ou subsistemas), inter-relacionadas e interdependentes, formando um todo, pode ser considerada um sistema.

Um sistema corresponde a uma parte do Universo, constituída por massa e energia e limitada por uma fronteira. Este sistema é constituído por vários componentes (subsistemas) que interagem entre si de modo organizado. Os sistemas podem ser classificados quanto à sua capacidade de trocarem matéria e energia com o meio envolvente.

Sistema isolado é aquele em que não ocorrem trocas de matéria nem de energia. Sistema fechado é o sistema que apresenta apenas troca de energia e um sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com o meio envolvente.

Na Natureza, só o Universo por inteiro pode ser considerado um sistema isolado. A história do nosso Universo iniciou-se há 13 700 Ma e nesse instante inicial, tudo aquilo que o constitui estava comprimido num densíssimo aglomerado de temperatura tão alta que as partículas elementares materiais se encontravam na forma de energia. Esse todo que estava coeso e ultracompacto num pequeno volume em altíssima densidade. O Universo globalmente pode ser considerado um sistema isolado, pois, por definição não tem limite e desta forma toda a matéria e energia estão no seu interior, não havendo trocas com o exterior.

 

No caso da Terra, o sistema é fechado, já que as trocas de matéria com o Universo são pouco significativas. Já os seus quatro grandes subsistemas (Geosfera, Atmosfera, Hidrosfera e Biosfera) são sistemas abertos.

Os diferentes subsistemas da Terra interagem, influenciando-se mutuamente, mas apesar das interações (principalmente por trocas de matéria e energia), mantêm-se sem grandes alterações internas, em equilíbrio, pela regulação das mudanças. Qualquer perturbação num dos subsistemas tem implicações nos restantes e, por consequência, no Sistema Terra. O Homem é um dos elementos perturbadores do equilíbrio existente nas interações entre os diferentes subsistemas da Terra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: