Geologia da região do Porto

A região do Porto corresponde ao bordo oeste da Zona Centro Ibérica (ZCI) e é caracterizado por magmatismo sin e pós-tectónico, representado através dos maciços sin-tectónicos do Porto, Gondomar e da Junqueira e do maciço pós-tectónico de Lavadores-Madalena. Sobre granitos variscos consultar o post aqui.

Estes corpos graníticos estão associados à cintura metamórfica Porto-Viseu, sendo o seu limite NW caracterizado por zonas de cisalhamento dúcteis direitas de orientação NW-SE num sector limitado a NNE pela Zona de Cisalhamento Douro-Beira (ZCDB) (esquerda) e a SSW pela Zona de Cisalhamento Porto-Tomar (ZCPT) (direita) – Figura 1.

Quadro Tectónico

Figura 1 – Mapa geológico no extremo NW da cintura metamórfica Porto-Viseu, pondo em evidência as principais zonas de cisalhamento (segundo Carta Geológica de Portugal, à escala 1:500 000, modificado).

A ZCPT é considerada o limite oeste entre o Terrreno Ibérico (ao qual pertence a ZCI) e o Terreno Finisterra. Existem autores que consideram a ZCPT uma zona de desligamento direito (strike-slip shear zone) tardia na evolução geodinâmica do Orógeno Varisco.

Fonte consultada: 

https://www.researchgate.net/publication/281449195_Evolucao_tectono-metamorfica_migmatizacao_e_magmatismo_sin tectonico_na_regiao_do_Porto_NW_Portugal

One thought on “Geologia da região do Porto

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: