Areias e arenitos

Nas rochas detríticas os sedimentos apresentam-se soltos, constituindo rochas não consolidadas (rochas detríticas não consolidadas), ou estar ligadas por um cimento (resultante da precipitação), formando rochas consolidadas (rochas detríticas consolidadas).

Como a granulosidade (tamanho do grão) dos materiais é variável, e dada a importância das suas dimensões na caracterização destas rochas sedimentares, foi necessário estabelecer sistemas de classificação dos sedimentos detríticos de acordo com as dimensões que apresentam, Foto 1.

Praia

Foto 1 – Os materiais arrastados pelo vento podem vir a formar depósitos eólicos. Há duas categorias de materiais particularmente sensíveis à acção do vento: as poeiras e as areias. As areias siliciosas (ricas em quartzo) são abundantes no litoral marinho, nos desertos, e por vezes, nas estepes. O vento, ao soprar, modela essas extensões arenosas e dá origem a construções a que se dá o nome de dunas. As dunas tanto podem formar-se na proximidade das praias – dunas litorais – como nas regiões desérticas, em pleno continente – dunas continentais.

Rochas Areníticas

O termo areias refere-se a rochas não consolidadas de composição mineralógica muito variável. Existem areias calcárias (constituídas por grão de calcite), areias quartzosas (constituídas por grãos de quartzo) e areias negras (constituídas por minerais ricos em ferro, ferromagnesianas). São normalmente classificadas de acordo com o agente de transporte (fluvial, marinho, eólico e glaciar) e com duração do transporte.

Quando as areias são cimentadas formam-se os arenitos ou grés, que são rochas detríticas consolidadas, Foto 2.

Arenito (Praia da Falésia)

Foto 2 – Arenitos da Praia da Falésia (Algarve). As rochas sedimentares detríticas têm origem na acumulação de sedimentos. Os sedimentos como areias, resultam da desagregação das rochas preexistentes. O processo de compactação dos sedimentos e de cimentação e, por vezes, de aparecimento de novos minerais denomina-se diagénese.

A compactação de areias envolve  diminuição de volume devido ao peso dos sedimentos, à redução dos espaços vazios e à perda de água. Após ocorrer a compactação pode ocorrer a precipitação de substâncias químicas dissolvidas na água dos poros entre os sedimentos, formando um cimento natural que diminui a porosidade das rochas. Este processo denomina-se  cimentação. Os arenitos são areias consolidadas (compactadas e cimentadas) por um cimento natural.

Álbum de Fotos sobre Rochas Detríticas pode ser consultado aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: