Soleira da Foz da Telha e Nicolau Steno

Durante muito tempo, pensou-se que a Terra era um planeta estático e relativamente recente. Contudo, a partir do século XVI vários foram os cientistas que recolheram evidências que a Terra é um planeta em constante mutação e de que esses fenómenos só podem ser explicados numa escala de tempo muito maior do que aquela que era considerada até então.

Sabemos hoje que a várias transformações que ocorreram ao longo da história da Terra ficaram registadas nas rochas, pelo que, se estudarmos as rochas, podemos ficar a conhecer essas alterações. Uma maneira de estabelecer a idade das rochas é fazê-lo por comparação com outras rochas – datação relativa. Atualmente é possível determinar com algum rigor a idade de certas rochas, recorrendo para tal à datação absoluta ou radiométrica que permite datar as rochas em anos ou milhões de anos.

Princípio da Sobreposição

Proposto por Nicolau Steno no século XVI, este princípio identifica a ideia de uma sucessão vertical e estratos, em que os situados na base são mais antigos e os que se observam acima, são mais recentes, Foto 1.

a_

Foto 1Soleira de micro-gabro entre estratos do Cretácico (Albiano, 112 Ma). Esta soleira (93 Ma) observada na Foz da Fonte (Cadeia da Arrábida) entre estratos subhorizontais de litologias margo-carbonatadas de idade cretácica foi o resultado de uma injeção magmática entre estratos contíguos de litologias sedimentares. Esta soleira de micro-gabro é uma manifestação superficial de um magmatismo do qual derivou o granito de Sintra, anterior à intrusão gabro-sienítica do Complexo Vulcânico de Lisboa (CVL).

Este princípio, segundo o qual um estrato que se encontra por baixo é mais antigo do que um que e situa por cima, e mais recente do que um outro que esteja por baixo dele nem sempre pode ser aplicado. Existem várias exceções ao princípio da sobreposição nomeadamente, estratos invertidos, estratos condicionados por falhas inversas e intrusões magmáticas como é o caso da soleira na Foz da Fonte.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: