Metz
Localiza-se no nordeste da França (330 Km de Paris, 18 Km de Nancy e 60 Km de Luxemburgo). Capital da Lorena, a cidade de Metz é atravessada pelo rio Mosela (Moselle em francês) com uma extensão de 560 km marcados por célebres vinhedos, desembocando no rio Reno perto da cidade alemã de Coblença (Koblenz).
Embora historicamente Nancy tenha sido a capital do ducado de Lotaríngia (um reino da Europa ocidental resultante da divisão do Império Carolíngio e que consistia numa estreita faixa de terra ao longo dos rios Reno e Ródano), foi Metz a cidade escolhida como a capital da recém-criada região da Lorena (pequena porção da Lotaríngia), em meados do século XX, Foto 1.
Foto 1 – A carta geológica da Lorena é dominada por largas bandas paralelas com uma orientação geral norte-sul e conta um capítulo da história geológica da Bacia de Paris. A sul aflora o soco varisco formado por rochas magmáticas e metamórficas (laranja e rosa). Sobre estas rochas de idade paleozoica encontram-se depositados os sedimentos do Triásico (roxo), testemunhos da sedimentação no grande “mar germânico” onde aos arenitos da base sucedem rochas evaporíticas. Para oeste encontram-se os calcários marinhos (azul) de idade jurássica testemunhos de mares povoados por cnidários com belos recifes de corais e calcários de idade cretácica (verde) representando este todo este conjunto mesozoico uma auréola da bacia de Paris.
Geologia
A catedral de cathédrale Saint-Étienne e grande parte dos edifícios da cidade foram edificados com um calcário amarelo que apresenta restos de conchas de bivalves e oólitos. Estes últimos correspondem à componente aloquímica não esquelética, subesférica, de dimensão milimétrica e de configuração comparável às dos ovos de peixes, Diporama 1.
Diaporama 1 – Conhecida localmente por “Pedra de Jaumont” é um calcário do Bajociano (170 Ma), andar do Jurássico médio, definido em 1847, em Bajocae, nome latino de Bayeux em França.
Deixe uma Resposta