Lavas e vulcanismo efusivo

A atividade vulcânica classifica-se, de acordo com as características das erupções, em efusiva ou explosivas. Esta distinção baseia-se na forma com o magma se liberta à superfície.

Na atividade efusiva, a lava derrama-se sob a forma de escoadas, das quais resultam rochas cuja superfície pode apresentar aspetos diversos. As escoadas encordoadas (pahoehoe), de grande fluidez, têm a superfície contínua, lisa ou ligeiramente ondulada, podendo lembrar cordas (encordoadas), Foto 1.

Lavas (Museu de Berlim)-3

Foto 1 – As lavas encordoadas são lavas muito fluidas, que se deslocam com grande facilidade formando escoadas muito longas. Após a sua solidificação, originam superfícies externas relativamente lisas, mas controrcidas em pregas e dobras, lembrando cordas.

Filme de uma escoada de lava encordoada. 

As lavas escoriáceas ou aa, Foto 2, menos fluidas, formam superfícies muito irregulares, espinhosas, com fragmentos soltos, tanto no topo como na base da escoada, o que se relaciona com uma rápida libertação de gases.

 

Lavas (Museu de Berlim)-2

Foto 2  – As lavas escoriáceas são lavas (menos fluidas do que as pahoehoe) que se deslocam lentamente. Após a sua solidificação, originam superfícies rugosas, ásperas e muito fissuradas (porosas), em resultado da perda rápida de gases.

 Filme de uma escoada de lavas escoriáceas

As lavas em blocos são compostas por blocos de lava, geralmente regulares, maciços e de superfícies lisas, tendo a frente da escoada uma espessura, de dezenas de metros. Quando as escoadas são submarinas (debaixo de água), o arrefecimento é controlado pelo contacto com a água, daí resultando as chamadas lavas em almofada ou pillow-lava, Foto 3.

Lavas (Museu de Berlim)-6

Foto 3 – As lavas em almofada são lavas fluidas que arrefecem dentro de água durante as erupções subaquáticas. A lava ao solidificar em contacto com a água, toma um aspecto característico em forma de massas arredondadas, revestidas de uma película de vidro vulcânico (obsidiana), devido ao rápido arrefecimento.

Filme da formação de lavas em almofada 

 

A forma rápida como se dá a solidificação da lava nestas condições, gera vidros vulcânicos, Foto 3, que também podem ter origem em erupções subaéreas, sempre que o material em fusão arrefeça bruscamente.

Obsidiana  (Museu de Berlim).jpg

Foto 3 – Vidro vulcânico (obsidiana).

A lava correponde ao magma desvolatilizado , isto é, sem gases, que se escaparam ao chegar à superfície , e com uma ligeira alteração química que se deve à reação do magma com as rochas encaixantes com que vai reagindo ao longo da chaminé vulcânica. Se a lava possui um elevado teor em sílica é viscosa, ácida, de menor temperatura que a lava que a lava com pouca sílica, de cor clara e pobre em gases. Esta derrama-se com facilidade, originando rios e lagos de lava.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: