Estuário do Lima e as Ínsuas

O rio Lima nasce no monte Talariño, a uma altitude de 975 metros, na Serra de São Mamede, na província de Ourense em Espanha. Entra em Portugal nas proximidades de Lindoso e desagua em Viana do Castelo, apresentando uma extensão total de cerca de 108 km, dos quais 67 km em território português.

Rio Lima ideal

A bacia do rio Lima apresenta uma forma alongada e é limitada a norte pela bacia hidrográfica do rio Minho, a leste pela do rio Douro e a sul pelas bacias dos rios Cávado e Âncora. Tem uma superfície de aproximadamente 2450 km2 . A altitude média da bacia é de 447 m, sendo a Serra da Peneda e a Serra Amarela os setores mais elevados, respetivamente com 1416 m e 1361 m. O clima da região deste rio resulta da sua posição geográfica e proximidade do Atlântico e é caracterizado como sendo do tipo marítimo.

Os estuários são, vulgarmente, reconhecidos como áreas de transição, onde a água doce se mistura com a água salgada. São, igualmente, conhecidos pela sua grande importância biológica, devido às condições que oferecem relativamente ao abrigo e/ou proteção da ação das ondas, pela sua alta produtividade, como local de refugio à ação dos predadores e como local de maternidade para inúmeras espécies. Do ponto de vista geológico, os estuários são estruturas temporárias das zonas costeiras, porque a sua existência está sujeita à subida e descida do nível do mar ou a fenómenos de subsidência de origem tectónica.

Ínsuas

No estuário, o rio fica mais largo e com uma inclinação muito reduzida, propiciando a formação de depósitos sedimentares tanto no leito como nas suas margens. Assim, formam-se ínsuas e margens muito extensas, que rapidamente são dominadas por vegetação herbácea, criando uma série de praias fluviais até à zona de Viana do Castelo. Devido a estas características, as zonas de leito de cheia do rio são zonas com uma cota muito próxima das margens e com uma grande extensão que, na ocorrência de grandes vazões, são facilmente inundadas, chegando a aumentar em duas vezes a largura do rio, Foto 1.

Lima 2

Foto 1 – São visíveis, ao longo do canal, pequenas ínsuasbarras fluviais longitudinais relacionadas com o degelo da última glaciação – e zonas húmidas com vegetação herbácea típica de sapal, pelo que se trata de um local com significativo valor ecológico. Observam-se, ainda, as diversas superfícies de aplanamento, algumas das quais relacionadas com a fraturação alpina.

No que diz respeito à zona da foz em Viana do Castelo, esta varia de 800 m, perto da ponte Eiffel, até 300 m, entre o porto antigo e o novo. Existe esta variação de larguras devido à presença do porto marítimo de maiores dimensões para conseguir dar resposta a maiores embarcações. Assim, o porto passou da margem norte para a margem sul, estreitando ainda mais o rio. Consequentemente, e com a necessidade de garantir a entrada e saída das embarcações, existem duas obras marítimas de grandes dimensões que protegem a entrada da foz das fortes ondulações provenientes do mar. Neste percurso o canal do rio é estreito e possui uma profundidade média de 10 m, havendo uma sistemática remoção de inertes por parte do porto de Viana do Castelo para manter as condições de navegabilidade do canal.

Glossário 

Estuário –  corpo de água costeiro semi-fechado que se estende até ao limite efetivo da influência da maré, em que no seu interior penetra água salgada proveniente de uma ou mais conexões livres com o mar aberto, ou outro qualquer corpo de água salino costeiro, sendo significativamente diluído pela água doce proveniente da drenagem continental e, consegue sustentar espécies biológicas eurihalinas durante todo ou parte do seu ciclo de vida.

Referências:

https://www.researchgate.net/publication/316649965_Analise_hidrodinamica_do_estuario_do_rio_Lima_Portugal_a_partir_de_simulacao_numerica

2 thoughts on “Estuário do Lima e as Ínsuas

Add yours

    1. Eu considero sinónimo. Mouchões (islands and sand banks formed by alluvial deposition). Mas perguntei a um geógrafo. Deixa lá ver.. O português é mais complicado. Os anglo-saxónicos são objetivos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: