Sucessão Ecológica

O aparecimento de uma ilha vulcânica, o degelo de um glaciar, uma inundação ou a destruição de uma floresta por um incêndio são exemplos de acontecimentos que resultam em novas áreas de terreno desprovidas de seres vivos que podem vir a ser povoadas.Com efeito, estes espaços não permanecem livres por muito tempo, pois as comunidades de seres tendem a ocupar todos os locais disponíveis e vão-se substituindo com o tempo, à medida que o ecossistema se vai desenvolvendo, numa sucessão ecológica.

Sucessão Ecológica – Desenvolvimento do ecossistema caracterizado pela substituição ordenada e gradual da comunidade de seres vivos. O processo termina quando o ecossistema se torna muito estável e complexo, num total equilíbrio entre os seres vivos e o meio.

A mais jovem ilha do oceano Atlântico é a ilha de Surtsey, na costa sul da Islândia. Formou-se após uma erupção vulcânica entre 1963 e 1967. Durante quase 20 anos, a lava arrefecida pouco tinha para oferecer. Os líquenes e os musgos foram os primeiros a fixar-se na rocha vulcânica.

A primeira minhoca foi descoberta em 1993, juntamente com populações de aranhas e escaravelhos. As vertentes submersas  do vulcão cobriram-se de algas, lapas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. Em 1983 apareceram na ilha crias de foca e foram avistadas orcas nas redondezas.

Fonte Consultada:

Cientic – Ciências Naturais, 8º ano. Porto Editora

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: