Ser ou não ser

Cada indivíduo é único do ponto de vista bioquímico. Por este motivo, o sistema imunitário é capaz de reconhecer aquilo que pertence ao organismo e o que lhe é estranho. Na superfície de cada célula existem glicoproteínas (proteínas associadas a glícidos) que são diferentes das moléculas presentes nas células de outras espécies e mesmo de outros membros da mesma espécie.

O complexo major de histocompatibilidade ou MHC (do inglês Major Histocompatibility Complex) é talvez a região cromossómica mais importante do genoma humano em relação ao desenvolvimento e funcionamento do sistema imunológico.

As diferenças que existem entre as superfícies celulares de cada organismo  residem na variabilidade genética. De facto, a expressão de diferentes formas alélicas produz proteínas distintas, algumas das quais se encontram na superfície das membranas celulares, funcionando como um sistema de identificação. Por esta razão, as glicoproteínas da superfície membranar que permitem identificar uma célula como pertencente ou não a um determinado organismo tomam a designação de marcadores. Estes marcadores são codificados por um conjunto de genes ligados que se encontram no cromossoma 6 e constituem o MHC.

Atualmente sabe-se que o sistema imunitário deteta marcadores diferentes dos que são próprios do organismo, ou quando deteta sinais de perigo, desencadeia uma resposta imunitária.

Uma resposta imunitária é um conjunto de processos que permite ao organismo reconhecer a presença de substâncias estranhas ou anormais, de forma a que sejam neutralizadas e eliminadas.

No ser humano, pode considerar-se a existência de dois tipos de resposta imunitária ou mecanismos de defesa:

  • Mecanismos de defesa não específicos (imunidade inata);
  • Mecanismos de defesa específicos (imunidade adquirida);

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: