Os Linfócitos T

A defesa específica é direccionada para um tipo particular de substância ou patogene que tenha conseguido entrar no organismo. Os linfócitos correspondem a leucócitos que passaram maior parte do seu tempo de vida nos tecidos e órgãos do sistema linfático, e são células respondáveis pela resposta imunitária específica.

Como se processa a defesa específica mediada por Linfócitos T? 

A  imunidade celular (ou mediada por células é realizada com base na ação dos Linfócitos T  (linfócitos que migram da medula óssea para o timo), que têm, também, capacidade de reconhecimento de antigénios. Um antigénio, como uma bactéria ou um vírus, possui, geralmente, mais do que uma região capaz de ser reconhecida pelo sistema imunitário. As regiões de um antigénio às quais se podem ligar os anticorpos são designadas determinantes antigénicos ou epítopos. Desta forma, a um determinante antigénico podem ligar-se diferentes anticorpos, tantos quantos  os diferentes tipos de determinantes antigénicos que possua.

De uma forma genérica, pode considerar-se que a resposta mediada por células tem início com a apresentação do antigénio aos linfócitos, Figura 1.

A1Figura 1 – À semelhança das restantes células do organismo, os macrófagos possuem na sua superfície proteínas do complexo maior de histocompatibilidade (MHC). Algumas destas proteínas funcionam como recetores que se ligam aos antigénios, formando um complexo antigénio-MHCII, que é apresentado aos linfócitos T, tornando-os ativos. Neste caso, os linfócitos T diferenciam-se em linfócitos TH. Uma vez ativados, os linfócitos T podem estimular outros linfócitos T e linfócitos B, assim como fagócitos. Quando uma célula nucleada é infetada por um vírus ou quando se torna cancerosa, pode exibir, na sua membrana, um complexo formado pelo antigénio e por uma outra classe de proteínas do MHC (antigénio – MHCI). Este complexo permite ativar, também, os linfócitos T, que, neste caso, se diferenciam em linfócitos Tc. Uma vez ativados, os linfócitos T dividem-se em diferentes tipos de células T, incluindo células-memória. Algumas destas células T diferenciadas atuam diretamente, enquanto outras desencadeiam reações imunitárias.

A imunidade mediada por células, além de ter um importante papel no combate a agentes infeciosos, é especialmente importante no reconhecimento e na eliminação de células cancerosas.

Intervenientes

Linfócitos T citotóxicos ou citolíticos (Tc) – São capazes de reconhecer e destruir células infetadas e células cancerosas. Os linfócitos reconhecem estas células devido ao facto delas exibirem glicoproteínas anormais na sua superfície (quer sejam fragmentos dos vírus, quer sejam substâncias T).

Linfócitos T auxiliares (TH do inglês Helper) – reconhecem o complexo antigénio- MHC da superfície dos macrófagos e libertam mediadores químicos (citoquinas) que estimulam outras células do sistema imunitário (linfócitos B, fagócitos e outros linfócitos T).

Linfócito T supressores (Ts) – segregam substâncias que moderam ou suprimem a resposta imunitária (divisão de células imunitárias e produção de anticorpos) quando a infecção já foi ultrapassada.

Resposta Imunitária

Quando os linfócitos B ou T estão expostos a um antigénio, ocorre a sua ativação, originando células efetoras e células-memória – ocorre a designada resposta imunitária primária e ocorre nos primeiros dias após a exposição ao antigénio. Se o indivíduo voltar a ser exposto ao mesmo antigénio verifica-se uma resposta imunitária secundária, que é mais rápida, mais intensa, e mais prolongada.

A capacidade do sistema imunitário reconhecer o antigénio e produzir uma resposta imunitária secundária é, genericamente, designada memória imunitária secundária.

As células-memória, além de geraram células-efetoras, dão origem a mais células memória que permanecem armazenadas em locais, como o baço e os gânglios linfáticos, durante longos períodos de tempo, prontas para responder a um eventual novo ataque desse antigénio.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: