Biodiversidade

A enorme variedade de formas de vida, que se manifesta através de diferenças como, por exemplo, o tipo de nutrição, de respiração, revestimento do corpo, modo de vida ou tamanho chamamos, biodiversidade.

Foto – Árvore morta numa floresta temperada. Um ecossistema é um sistema dinâmico formado pela comunidade, pelo biótopo e pelas inter-relações que se estabelecem entre eles. Os ecossistemas podem ser aquáticos ou terrestres. O conjunto de organismos vivos (meio biótico) de um ecossistema que estabelecem relações de interdependência entre si forma uma comunidade biótica (biocenose) e a área geográfica (meio abiótico) onde vive uma comunidade designa-se biótopo. Dentro desta comunidade no tronco de árvore existem diferentes populações. Cada população é constituída por grupos de organismos pertencentes à mesma espécie que interagem entre si e que ocupam uma determinada área geográfica num dado período de tempo. O local no biótopo onde vive uma determinada espécie é o seu habitat. A dimensão do habitat varia de acordo com a espécie considerada.

A biodiversidade inclui o material genético e os diferentes níveis de organização da vida, desde os seres vivos mais simples e as relações que se estabelecem entre si e com o meio até às organizações, mais complexas, como os ecossistemas.  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: